Os 4 melhores benefícios para a saúde do Kombuchá, de acordo com dietistas registrados

Chá de Kombuchá Fermentado Caseiro bhofack2Getty Images

Faça uma busca rápida por kombuchá online e você vai descobrir que a bebida com gás (produzida por chá fermentado, açúcar, fungos e bactérias) supostamente fornece energia altíssima, suprime a dor, afasta certos tipos de câncer, desintoxica seu corpo, ajuda você perder peso , e transforma seu sistema imunológico em uma fortaleza. Bebedores de bebidas saudáveis ​​também pregam essas promessas.



Mas é nosso amado kombuchá realmente um elixir de saúde em uma garrafa?

“Eu desconfiaria de chamar o kombuchá de remédio ou alimento mágico”, diz Maggie Neola, R.D., nutricionista do Comitê de Médicos para Medicina Responsável. Afinal, glorificar um alimento em vez de outro (couve é rei!) Não é a maneira como a nutrição funciona. Uma dieta saudável tem tudo a ver com variedade.



Aqui estão os quatro benefícios potenciais para a saúde que você deve ter em mente antes de tomar um gole.

Os probióticos do kombucha podem ajudar seu intestino.

'Por ser fermentado, você vê mais daquele impulso probiótico no kombuchá', diz Neola. E é aí que reside a maioria dos benefícios da bebida para a saúde: probióticos , também conhecidas como bactérias intestinais boas.

“O microbioma intestinal costuma ser chamado de órgão esquecido - é muito importante promover essa saúde”, diz Neola. Afinal, um microbioma intestinal saudável pode ajudar a evitar problemas como diarreia e SII e ajudar todo o seu corpo a funcionar da melhor forma.



Os alimentos fermentados também podem melhorar a saúde das células intestinais, aumentar a função imunológica e reduzir o risco de alergia e doenças crônicas, diz Neola. Esses benefícios não são exclusivos do próprio kombuchá, mas sim de alimentos ricos em probióticos ou fermentados, como chucrute, kimchi, kefir e iogurte.

Kombuchá

O Kombuchá é feito pela fermentação do chá e do açúcar com bactérias e fermento.

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Os antioxidantes do kombuchá podem ajudá-lo a se manter saudável.

Depois de usar um soco probiótico, o quanto (e como) o kombucha pode mantê-lo bem é um pouco obscuro. Tal como acontece com outros chás, você pode saborear uma grande quantidade de antioxidantes e polifenóis.

Esses compostos apoiam a função celular saudável e ajudam você a se manter saudável em geral, mas as cervejas comerciais podem não fornecer tanto, diz Jaclyn London, M.S., R.D. , autor de Curativo (e outros mitos sobre dieta desmascarados) . Verifique os rótulos para ter certeza de que está escolhendo o kombuchá em vez de um produto semelhante ao kombuchá e procure o chá de verdade na lista de ingredientes. Ou você pode simplesmente beber Chá verde para benefícios de saúde relacionados ao chá.

O Kombuchá pode ajudá-lo a reduzir o consumo de bebidas açucaradas.

As bebidas são a principal fonte de açúcar adicionado na dieta americana. Substituir bebidas esportivas, sucos e chá e café adoçados com kombuchá pode ajudá-lo a voltar atrás. Uma garrafa de 16 onças de GT's Kombuchá Gingerade contém 4 gramas de açúcar em comparação com 28 gramas que você encontraria no mesmo tamanho Starbucks Iced Matcha Chá Verde Chá Latte , por exemplo.

“Como é mais baixo em açúcar em comparação com outras opções, geralmente é a melhor escolha e um passo para reduzir o açúcar das bebidas em geral”, diz London.

chá de kombuchá caseiro

O Kombuchá pode conter muito açúcar, mas às vezes é uma escolha melhor do que outras bebidas adoçadas.

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O Kombuchá pode ajudá-lo a se manter hidratado.

Geralmente, você deve saborear um mínimo de 8 xícaras de água e outras bebidas sem açúcar (como água com gás ou chá preto) por dia. Beber kombuchá também pode ajudá-lo a atender às suas necessidades de hidratação, diz London.


Abaixo, estamos respondendo a algumas perguntas comuns sobre o kombuchá.

Quanto kombucha você pode beber por dia?

Não foram feitas muitas pesquisas sobre o assunto, mas consumir cerca de 100 gramas por dia pode não causar efeitos adversos em pessoas saudáveis, de acordo com o Centros de controle de doenças . (Nota: a pesquisa foi feita em meados dos anos 90).

'No entanto, os riscos potenciais para a saúde são desconhecidos para aqueles com problemas de saúde pré-existentes ou para aqueles que bebem muito chá', afirmou o CDC.

Mulheres grávidas e crianças devem evitar a bebida por completo, diz Gans. Graças ao processo de fermentação, o kombucha pode conter vestígios de álcool, geralmente variando de 0,5% a 3% de álcool por volume. (Uma cerveja light tem cerca de 5% ABV.)


Quais são os efeitos negativos do kombucha?

Os probióticos do Kombuchá podem ter um lado negativo. Isso ocorre porque algumas marcas da bebida não são pasteurizadas - e, portanto, você pode acabar com uma dor de estômago grave, diz Keri Gans, R.D., autora de A Dieta das Pequenas Mudanças . Ou pior: 'Sem a pasteurização, você corre o risco de microorganismos prejudiciais assumirem o controle e causar problemas sérios, incluindo intoxicação alimentar', diz Ryan Andrews, R.D., treinador de fitness e nutrição da Nutrição de precisão .

kombuchá Kidsada manchindaGetty Images

Mas, para colher os benefícios probióticos do kombuchá, a bebida provavelmente precisa para ser não pasteurizado. “A pasteurização mata tanto as bactérias prejudiciais quanto as úteis, portanto, quaisquer probióticos potencialmente benéficos também desapareceriam”, explica Andrews.

Os probióticos são uma parte fundamental de uma dieta saudável, diz Neola. E se você quiser obtê-los do kombuchá, tudo bem. Mas se você for beber a versão crua (não pasteurizada), certifique-se de comprar seu kombuchá de uma empresa confiável, diz Gans.


As melhores marcas de kombuchá:

O sabor doce e azedo do Kombuchá pode afastar algumas pessoas - a fermentação dá um sabor ligeiramente vinagre - mas sabores diferentes podem domar o sabor. Os novatos podem relaxar com uma bebida com sabores como morango, manga, mel ou laranja sanguínea. Bebedores obstinados podem optar por sabores ousados ​​como beterraba, rosa e limão pimenta de Caiena.

Lembre-se, porém: 'Nem todos os kombuchas são criados iguais', diz Neola. 'Alguns são carregados com açúcares adicionados.' Portanto, certifique-se de ler o rótulo - e o tamanho da porção!

'Certifique-se de que você está procurando opções que ofereçam 2 gramas de açúcar ou menos por porção de 1 xícara', diz London. 'Como o kombuchá é feito por meio de um processo de fermentação, é necessário colocar um pouco de adoçante, mas algumas variedades são mais doces do que outras.'

Pronto para experimentar? Aqui estão algumas marcas que amamos:

The Bottom Line: 'Uma comida ou bebida isolada não é uma panaceia', diz London. 'Escolha o kombuchá pelo sabor, não apenas pelos benefícios para a saúde.'

Escritor freelancer Cassie Shortsleeve é ​​uma habilidosa escritora e editora freelance com quase uma década de experiência em reportagens sobre saúde, preparo físico e viagens. Editor de Saúde Caroline é a editora de saúde da GoodHousekeeping.com, cobrindo nutrição, condicionamento físico, bem-estar e outras notícias sobre estilo de vida.Este conteúdo é criado e mantido por terceiros e importado para esta página para ajudar os usuários a fornecerem seus endereços de e-mail. Você pode encontrar mais informações sobre este e outros semelhantes em piano.io Anúncio - Continue lendo abaixo