Tudo o que você precisa saber sobre probióticos, de acordo com especialistas

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Hoje em dia, os probióticos parecem estar por toda parte - elogiados no soft-serve em sua lanchonete local de fro-yo e no kimchi em seu sanduíche chique. Mas, ao contrário de algumas outras tendências nutricionais, há pesquisas sólidas que confirmam os benefícios dos probióticos. 'Todos nós vivemos em uma largura de banda de saúde', diz Colin Hill, Ph.D., presidente da Associação Científica Internacional de Probióticos e Prebióticos. 'Os probióticos podem colocá-lo na direção certa ou atrasar uma progressão na direção errada, especialmente se você os tomar profilaticamente.' Em outras palavras, este é um movimento no qual vale a pena saltar.



O que são probióticos?

Para simplificar, os probióticos são microrganismos vivos, como cepas de bactérias, que em quantidades adequadas proporcionam benefícios à saúde. Eles podem ser desenvolvidos e cultivados em um laboratório e colocados em comprimidos, pó ou outros produtos. Eles também ocorrem naturalmente em alguns alimentos e bebidas fermentadas . Quando os probióticos estão presentes em seu intestino, eles agem como soldados da paz, ajudando a restaurar a ordem e manter as coisas funcionando. E os cientistas estão descobrindo que o uso de probióticos para mexer no equilíbrio das bactérias do intestino pode oferecer uma nova maneira de mantendo as pessoas saudáveis .

Pedaço de iogurte e alguns cereais

Alimentos fermentados, como iogurte, contêm probióticos naturalmente.



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O que os probióticos fazem ao seu corpo?

Eles fixam residência temporária em seu intestino. Os probióticos não se movem permanentemente - você deve continuar a consumi-los para obter o máximo de benefícios. São necessários cerca de cinco dias de ingestão habitual para os probióticos estabelecerem uma presença, diz Daniel J. Merenstein, M.D., especialista em probióticos e professor associado de medicina de família na Universidade de Georgetown. (Levá-los com menos frequência pode ajudar um pouco.)

Eles inspecionam o ambiente. Os probióticos são inteligentes. “Alguns dos que ajudam na diarreia também ajudam na constipação. Achamos que eles entram, descobrem o que é necessário e respondem por qualquer regulação negativa da inflamação ou regulando sua resposta imunológica ', diz Gregor Reid, Ph.D., diretor do Centro Canadense de Pesquisa e Desenvolvimento para Probióticos.

Eles negociam com 'terroristas'. A maioria dos patógenos não quer causar danos reais; eles ficam felizes em apenas comer e passear. Em termos leigos, os probióticos podem dizer: 'Vamos deixar você viver, mas você não pode liberar sua toxina.' Então, eles podem produzir compostos que impedem a liberação de uma toxina, tornando os insetos nocivos inofensivos, diz Reid.



Eles melhoram a barreira do intestino. “Em seu intestino, apenas uma camada de células se interpõe entre você e a morte”, diz Reid. Embora dramático, isso descreve com precisão a barreira ultrafina do trato gastrointestinal, que permite que os nutrientes dos alimentos passem e repele as toxinas. Se essa barreira for rompida, os patógenos podem entrar em sua corrente sanguínea, deixando você muito doente. Os probióticos estreitam a ligação entre as células e podem estimular a produção de muco, reforçando a barreira e dificultando a destruição de insetos problemáticos.

Eles limpam o lodo. “No caso de uma infecção, as bactérias costumam criar um biofilme, que é como o lodo que se acumula na parte inferior de um barco”, diz Reid. 'Certos probióticos produzem um material parecido com sabão que desfaz o filme.'

Eles matam os patógenos de fome. Uma vez que competem com os bandidos por comida, os probióticos mantêm as bactérias prejudiciais sob controle, dificultando o seu desenvolvimento.

Quais são os benefícios dos probióticos?

Dois dos maiores motivos para consumir probióticos são prevenir ou gerenciar problemas gastrointestinais e diminuir suas chances de pegar um bug. 'Se você estiver viajando ou estressado, não se alimentando ou dormindo bem, perceberá que os probióticos realmente funcionam', diz Merenstein. Mas pesquisas mais recentes sugerem que os probióticos também têm o potencial de ajudar a prevenir ou tratar outras condições, como colesterol alto , alergias e até ansiedade . Os probióticos têm efeitos de longo alcance porque seu intestino também: ele abriga mais terminações nervosas do que qualquer lugar do corpo (além do cérebro) e é o marco zero para o funcionamento do sistema imunológico.

Como você deve saber, para construir um sistema imunológico forte, as pessoas precisam ser expostas a uma ampla variedade de microorganismos, algo que os americanos modernos não costumam ter. Além disso, usamos antimicrobianos - encontrados em alguns sabonetes e até mesmo em pastas de dente - que matam bactérias boas e ruins. Os probióticos podem preencher a lacuna, diz Hill.

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Tomar um suplemento de probióticos pode ajudar a restabelecer bactérias intestinais boas se você também estiver tomando antibióticos.

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Os probióticos têm efeitos colaterais?

Probióticos podem aumentar inchaço, gás , ou uma mudança nos movimentos intestinais dependendo do esforço e de sua resposta pessoal a ele.

Quase todo mundo pode tomar probióticos, mas se você tiver algum distúrbio digestivo, como doença celíaca, converse primeiro com um médico. Além disso, verifique os ingredientes no rótulo se você tem alergia a alimentos ou medicamentos para minimizar o risco de uma reação.

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Os probióticos ajudam na perda de peso?

Nenhum alimento ou suplemento pode ajudá-lo perder peso , período. Mas com isso em mente, o estude de probióticos e obesidade parece promissor, embora a ligação específica não seja totalmente clara. Fatores dietéticos que podem levar ao ganho de peso ao longo do tempo também podem afetar o microbioma intestinal. Algumas áreas em desenvolvimento de pesquisa também estão examinando a relação das bactérias intestinais com os hormônios do apetite e a absorção de calorias, mas ainda é muito cedo para fazer declarações definitivas.

O que são alimentos probióticos?

Você pode consumir probióticos de alimentos e bebidas fermentadas ( missô, tempeh , chucrute, kimchi, kombuchá ) e produtos lácteos (iogurte, kefir, leite fermentado, alguns queijos) . Procure pelo menos cinco cepas de culturas vivas e ativas na lista de ingredientes, mas pule os alimentos mais processados ​​que afirmam conter probióticos, como bebidas açucaradas ou mesmo doces. O iogurte grego sem açúcar tem o benefício de fornecer uma variedade de culturas e proteínas de enchimento.

O que comer quando você

Você pode encontrar probióticos naturais no kimchi, um prato de vegetais fermentados coreanos.

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Devo tomar um suplemento probiótico?

Concentre-se primeiro nos alimentos probióticos para colher os benefícios potenciais sem quaisquer riscos. O FDA não supervisiona suplementos dietéticos , o que significa que não há garantia de que você receberá os probióticos pelos quais pagou. Um monte de pesquisa sobre suplementos probióticos também indica que os efeitos dependem muito de sua composição genética e da composição de suas bactérias intestinais. Em outras palavras: os resultados são super individualizado.

Verifique com seu médico antes de tomar qualquer novo suplemento, incluindo probióticos. Você pode adicionar um em certas situações, como quando um incômodo estomacal ou medicamentos antibióticos eliminam as bactérias gastrointestinais (boas e ruins).

Se você decidir tomar suplemento probiótico, veja como obter o máximo dele:

  1. Pegue corretamente. Siga as orientações de armazenamento para que alguns precisam ser refrigerados.
  2. Faça disso um hábito diário. Se você não tomar probióticos continuamente, a bactéria deixará seu sistema. Procure tomá-los pelo menos cinco dias por semana.
  3. Adicione laticínios. Entregar os insetos bons com comida ajuda a mantê-los vivos durante a viagem pelo estômago. O iogurte, o leite e o queijo, em particular, neutralizam o ácido estomacal e o ácido biliar, aumentando a probabilidade de que os probióticos atinjam os intestinos.
  4. Opte pela qualidade em vez da quantidade. Um produto com 10 cepas diferentes não é necessariamente superior a outros com menos, diz Reid. Você fica melhor com uma cepa em uma fórmula que foi testada.
  5. Seja um esnobe de marca. Produtos veterinários em ConsumerLab.com . Um relatório do site descobriu que cinco dos 19 produtos testados tinham apenas uma fração das bactérias vivas prometidas.
  6. Mantenha o curso. Leva de quatro a cinco dias para que os níveis de probióticos se acumulem em seu sistema, então não espere resultados instantâneos. Se você os está tomando para problemas gastrointestinais, pode levar até três semanas antes de sentir a diferença.
Refeições de superalimentos.

Lentilhas, ervilhas e feijões fornecem fibras prebióticas importantes que ajudam os probióticos a sobreviver.

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O que são prebióticos?

Não são bactérias, mas sim fibras solúveis de ocorrência natural (como a inulina e a oligofrutose) que alimentam as bactérias boas que já vivem em seu intestino, ajudando-as a sobreviver e se desenvolver. Você pode encontrá-los em 100% grãos inteiros, várias frutas, alcachofras, aspargos, cebolas, chalotas, alho, alho-poró, legumes, feijão, grão de bico e lentilhas . Comer mais desses alimentos também pode reduzir nosso risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e diabetes tipo II.

Janes é redatora e editora freelance especializada em saúde, beleza e boa forma. Uma nutricionista registrada com um diploma de Bacharel em Artes pela Northwestern University e um grau de Mestre em Ciências em Nutrição Clínica pela New York University, Jaclyn “Jackie” London cuidou de todo o conteúdo, testes e avaliações relacionados à nutrição da Good Housekeeping de 2014 a 2019.Este conteúdo é criado e mantido por terceiros e importado para esta página para ajudar os usuários a fornecer seus endereços de e-mail. Você pode encontrar mais informações sobre este e outros semelhantes em piano.io Anúncio - Continue lendo abaixo